Sal – O Que Pode Acontecer Com O Consumo Excessivo
O sal é um tempero e conservante muito utilizado na gastronomia brasileira e de quase todo o mundo. É recomendado o consumo de 3 mg de sal por dia, mas vamos observar as refeições feitas ao longo do dia, no almoço por exemplo, é usado aproximadamente 1 grama de sal para temperar uma quantidade de arroz. Então como você pode notar isso é quase impossível. Mas todos precisamos de sal para sobreviver se não ao longo do dia, podemos ter vários sintomas da falta do composto no organismo.
Alguns estudos mostram muitas contraversas quanto a quantidade consumida, mas o fato é que a sociedade atual usa uma quantidade muito elevada de sal, quando comparadas as necessidade do nosso organismo, o que acarreta disfunções no organismo entre ela o nível de pressão arterial, que vem crescendo ao longo dos tempos, em função ao consumo excessivo do sal.
A hipertensão é quando a pressão arterial está muito alta causada também pelo consumo excessivo de sal, e quando o organismo tem hipertensão o sangue é bombeado constantemente com uma pressão bem mais alta que a normal, com isso vários órgãos sofrem, em situações graves, o aumento bruços de pressão, pode fazer com que o sistema tenha um colapso e aconteça a morte súbita com o paciente hipertenso.
Recomendações
Não consuma alimentos industrializados, eles são ricos em “sal”, principalmente miojo que tem 12 mg de sal naquele “saquinho” de tempero;
Beba bastante água;
Diminua o sal nos alimentos, tente usar no máximo 1 Kg de sal a cada 3 meses;
Esqueça o excesso de sal na batata frita (que já é um alimento extremamente gorduroso), no momento em que for fritar as batatas coloque uma pitada de sal no óleo quente e depois acrescente a batata.
Pessoal o que acharam da matéria sobre o consumo excessivo do sal? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!
Seja o primeiro a comentar!