Menopausa e As Verdades Dessa Fase – Dicas e Cuidados a Tomar
A menopausa é um dos momentos mais temidos por varias mulheres, em função da “fama” ruim que ele tem. Os sintomas são fortes e as consequências também. A explicação da menopausa é simples, é o momento em que os ovários envelhecem não podendo mais engravidar, causando diversos sintomas, e cortando o ciclo menstrual, porém você só pode afirmar que está de fato no ciclo passado 01 ano, pois antes desse momento o ciclo é completamente irregular, a idade aproximada para ter a menopausa é de 45 anos até 50 anos.
Há um período que antecede a menopausa o Climatério, é caracterizado pela menstruação desregulada e pelas conhecidas ondas de calor ocorrem a partir dos 38 anos, algumas mulheres passam por esse ciclo e acham que estão passando pela menopausa, se enganam e quando as mulheres acham que estão nesse ciclo, para de se prevenir contra a gravidez o que acaba fazendo com que ela engravide nessa fase.
Os sintomas da menopausa são diversos o mais conhecido é o “fogacho”, um calor muito forte que está concentrado no pescoço e no rosto. A pele resseca, os ossos enfraquecem podendo da origem a osteoporose, e a mucosa vaginal perde a lubrificação dificultando a atividade sexual, a distribuição da gordura muda acumulando-se na cintura e na barriga e o sono fica prejudicado.
Algumas mulheres têm todos esses sintomas, mas algumas não sentem absolutamente nada. Para amenizar esses sintomas, é possível a mulher adotar uma dieta saudável antes mesmo dessa data e a pratica de exercícios físicos é essencial nesse momento para manter o peso evitando a conhecido efeito sanfona. É necessário largar hábitos que prejudicam a saúde como fumar, e abusar de bebidas alcoólicas.
Existe um tratamento que pode ser feito pelas mulheres que é conhecido como reposição hormonal, que ameniza os sintomas, feitos por meio de injeções, cremes vaginais e comprimidos. Algumas mulheres não podem recorrer a esse tratamento, porém há também a maneira de realizar o tratamento com algumas plantas medicinais
Fique atenta a esse ciclo, pois mesmo depois que você entrar na menopausa é necessário você continuar indo ao ginecologista, pois alguns cuidados devem ser dobrados como à saúde do coração, a osteoporose e até mesmo a atenção com o câncer de mama.
Pessoal o que acharam da matéria sobre os mistérios da menopausa? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!
Seja o primeiro a comentar!