Beleza e Saúde

Doenças Provocadas Pelos Sol – Informações, Dicas

Não são muitas pessoas que se preocupam, mas os raios solares podem prejudicar muito a pela, não só como queimaduras e sim pode causar tumores cutâneos.  No entanto, poucos sabem que àquelas horas fritando na areia por um bronzeado enfraquecem o sistema imunológico, deixando o corpo menos resistente a vírus, fungos e bactérias. Veja como o sol pode prejudicar sua pela e sua saúde.

 

Envelhecimento: ao tomar sol demais por anos a fio, os fibroblastos, células produtoras de colágeno, o responsável por sustentar a pele, são destruídos pelos radicais livres deflagrados pela exposição ao UVA (veja a reportagem na página 40).

Insolação: o corpo perde água e sais minerais na tentativa de baixar sua temperatura, que acaba passando dos 36,5 graus.

Câncer: os raios solares UVA danificam o DNA da célula, causando uma mutação indesejável. Se estiver enfraquecido, o sistema imune, que poderia flagrar e atacar a célula anômala, não consegue impedir sua multiplicação. Com isso pode-se transformar em um tumor.

Vitamina D: os banhos solares são a principal fonte da substância, que é essencial para os ossos. Mas banho solar em excesso prejudica, pois não há estudos conclusivos sobre a relação entre a vitamina D e a imunidade.

Olhos: catarata é a mais comum das doenças que da nos olhos. Apesar de dar as caras com o passar dos anos, é acelerada pela radiação solar. Outro problema é a degeneração macular, que afeta a retina e também pode ser agravada pelos raios UVA e UVB.

 

 

Dicas de como se proteger:

Use o filtro solar todos os dias, não só durante as viagens de férias. Evite a exposição com o sol entre às 10 e às 16 horas, pois é a hora que o sol está mais quente. Prefira produtos com fator de proteção solar 30. Lembre-se que é preciso recorrer de novo ao filtro a cada mergulho, no mar ou na piscina. Prefira os que previnem a ação do UVA e do UVB.

Espero que tenham gostado da matéria. Deixe seu cometário, agradecemos pela visita e até mais.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.