AVC – O que é, Sintomas, e Recomendações
A sigla AVC significa acidente vascular cerebral, ou como é popularmente conhecido derrame, não acontece mais apenas idosos, está atingindo diversas faixas etárias. Para combatê-la é necessário hábitos saudáveis e conhecer os sintomas.
Existe dois tipos de AVC: o isquêmico, que é o mais comum e corresponde a cerca de 85% dos casos, e o hemorrágico que responde ao 15%. Nos dois os neurônios da região afetada morrem, causando sequelas que vão variar de acordo com a extensão da lesão e das áreas envolvidas. Conheça cada um mais especificadamente:
O ISQUÊMICO
Obstrução de uma artéria, causada por um coágulo, onde bloqueia o sangue que deveria irrigar numa região do cérebro. Pode ocorrer também por causa de uma falha do coração, e deixa de bombear o sangue e gera um fluxo insuficiente na massa cinzenta.
O HEMORRÁGICO
Ruptura nos vasos sanguíneos intracranianos, que causa vasamento de sangue entre o cérebro e o crânio ou em alguma outra área. Esse tipo de derrame pode ser consequência de um aneurisma cerebral, de lesões nos vasos sanguíneos e de rompimentos associados à pressão arterial .
Sintomas
Abaixo, você os principais sintomas de que algo não vai bem e fica preparada para agir rapidamente:
- Dor de cabeça intensa e repentina.
- Formigamento nos membros superiores, inferiores ou no rosto.
- Cegueira fugaz ou alterações na visão.
- Dificuldades para caminhar ou manter o equilíbrio.
- Paralisias e dificuldades para realizar movimentos, até mesmo os mais simples, como engolir.
- Problemas para falar ou entender o que os outros dizem
Recomendação
evite fumar. O cigarro reduz a oxigenação do sangue que lesiona os vasos, facilita a formação de coágulos.
Cuide da pressão arterial. Quem tem hipertensos na família deve consultar um médico com frequência. Em alguns casos, a medicação é indispensável. Em outros, reduzir a ingestão de sódio e exercitar-se é suficiente.
Dieta saudável e exercícios regularmente é uma das coisas que impedem o AVC, pois assim o colesterol fica controlado – em níveis altos, ele se fixa nas veias e artérias, prejudicando a circulação.
Se você tem fatores de risco, procure evitar os contraceptivos orais. As pílulas possui a capacidade de coagulação do sangue e o causa trombose, e pode te levar ao AVC. Mas, por si só, ela não representa perigo.
é preciso ter controle pois as doenças que facilitam o AVC. É o caso do diabetes e das arritmias cardíacas. Uma pesquisa americana apontou que o risco de AVC é 50% maior em mulheres que sofrem de dor de cabeça e possui alterações nas vistas. A ligação entre os problemas ainda é desconhecida.
Use fio dental. Afalta de higiene na boca traz capacidade para as bactérias assim permite queelas entrem no corpo e contribuam para as doenças das arterias.
Pessoal o que acharam da matéria sobre AVC, e os sintomas? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!
Seja o primeiro a comentar!