Pílula Do Dia Seguinte – Efeitos Colaterais
A pílula do dia seguinte esta se tornando uma das principais formas de contraceptivos usados pelas mulheres, à pílula funciona como uma carga de hormônios com objetivo de atrasar a ovulação e é altamente eficiente quando tomada em ate 72 horas após a relação. O ideal é que seja tomara ate 24 horas e vem duas doses, vendo a segunda dose ser tomada em ate 12 horas depois da primeira. Porem a pílula do dia seguinte tem alguns efeitos colaterais, portanto só deve ser usada em caso de emergência.
Alguns desses efeitos colaterais da pílula são dores de cabeça, enjoos, vômito ate dores nos seios, alem de caso seja tomada em excesso, varias vezes ao mês a pílula pode causar complicações no corpo com um câncer na mama ou no útero, problemas com uma gravidez futura, pode levar os riscos de uma trombose ou de embolia pulmonar.
Não pode se recomendar usar a pílula constantemente, qualquer outro medicamento do gênero, ele perde o efeito quando usado com frequência; Além disso, a pílula do dia seguinte pode fazer uma grande bagunça no ciclo menstrual, uma vez que sua dose de hormônios pode afetar o funcionamento normal do corpo da mulher, a pílula pode causar atrasos ou ate mesmo adiantar a menstruação, alem de causar vários outros problemas.
Portanto, use camisinha e faça sexo com responsabilidade, às vezes os efeitos de atraso da menstruação podem durar meses, alem disso a pílula não protege contra DST’s fazendo com que a camisinha seja o método contraceptivo mais eficiente. Lembre-se de ser tomada em caso de emergência, pois usada com frequência vai perder todo seu efeito. Também não adiantam tomar a pílula após as 72 horas da relação sexual, pois vai ter um efeito muito menor no organismo não tendo a função preventiva da gravidez.
Gostaram da matéria sobre pilula do dia seguinte? Comente e volte sempre!
Seja o primeiro a comentar!