Culinária

Tudo Sobre o Sal – Males Causados Pelo Consumo Excessivo

Confira neste post tudo sobre o sal, um dos temperos mais usados em quase todos os pratos, mas que pode causar grandes dores cabeça sobre a sua saúde, se você quer descobrir mais acompanhe até o final.Tudo Sobre o SalO sal é um tempero que dá gosto aos pratos, sendo muito usado nas comidas, mas devemos tomar muito cuidado, pois ele pode causar graves problemas a sua saúde. As pessoas que fazem dietas sabem que o sal é totalmente proíbo, mas isso não quer dizer que você terá que se alimentar com pratos sem gosto, pois existem outros temperos que não fazem mal ao organismo e que trazem sabor nas refeições. Se você deseja saber tudo sobre o sal, nos acompanhe, pois aqui você ficará informado de tudo para que a sua saúde fique sempre em primeiro lugar.

O cloreto de sódio ou o sal como é mais conhecido, é um tempero que serve para oferecer mais sabor aos pratos. Muitas pessoas tem a ilusão de que comida sem sal não tem gosto, mas muita gente já conhece outros métodos para substituir o sal, se você não sabe vamos te mostrar. O cloreto de sódio ganhou o status de vilão que o sal ganhou nos últimos anos, claro que ele ajuda a regular os líquidos, regula o ritmo cardíaco e nas contrações musculares, mas o grande problema é que ele faz mais mal do que bem. O correto é consumir 5 gramas de sal por dia, mas isso não ocorre pois o Brasileiro tem o costume de consumir muito mais do que essa quantidade, ai começa os problemas.

Males Causados Pelo Consumo Excessivo do Sal

O maior e grande problema do sal é com certeza a quantidade de sódio que ele contém. Já percebeu que sempre que achamos que a comida está sem sabor, recorremos àquela pitada de sal, mesmo já tendo colocado antes, colocamos ainda mais por achar que está sem gosto. O excesso de sódio nos faz muito, mas muito mal ao organismo. Podemos começar pela pressão que pode subir gerando quadros hipertensivos, sendo necessário tratamento. Os rins ficam sobrecarregados por conta da retenção exagerada de líquidos, além de ter muito mais probabilidade de possuir cálculos. Os ossos também com o sódio, podendo ocorrer a osteoporose.Males Causados Pelo Consumo Excessivo do SalMas podemos substituir este sal por outros temperos que oferecem sabor os pratos, para que você coma um prato com sabor, mas priorizando a saúde que com certeza é muito mais importante que o sal. Veja:

  • A cebola e o alho: essa é uma dupla bastante usada em alguns pratos, mas você pode usar eles ao invés do sal, o sabor ficará incrível.
  • O limão: com ele podemos temperar tantas coisas, como peixes, frangos, saladas, ele ajuda ainda na digestão e a pressão, sendo rico em potássio.
  • Sálvia: é bom muito bom para o sistema digestivo e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Comece a cuidar da sua saúde também e coma com prazer, pois o importante é estar em dia com o organismo.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário, obrigada pela visita e até breve.

Autoria: Thais Natasha

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.