Entretenimento

Planta Parasita Cuscuta – O que é, Como Ela se Parasita, Como Prejudica, Vídeo

Muitas vezes você se depara com belezas impressionante da natureza, e com isso muitas vezes de ser tão lindas as pessoas acabam levando para casa. Isso acontece com a Cuscuta, conhecida também como macarrão. A Cuscutas são plantas parasita, membro do grupo Convolvulaceae, essa planta parasita nasce nas estações de primavera e verão. Existem cuscutas no mundo inteiro, mas no Brasil é bastante encontrada nas regiões de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

cuscuta

 

A cuscuta não possui clorofila, com isso ela acaba não produzindo fotossíntese e nem oxigênio, então ela grada em outras plantas para sugar o que ela tem em falta, o oxigênio. A cuscuta é considerada a pior parasita de todas, pois ela ataca as espécies exóticas que não são nativas e não tem proteção contra ela, principalmente as plantas que tem espinhos, assim são mais fáceis da cuscuta de embaraçar nela.

 

Como ela domina a hospedeira?

A planta parasita lança sobre a copa das arvores, ou qualquer outra hospedeira e vai se enrolando nos galhos e folhas. A cuscuta penetra nos tecidos da plantas hospedeira e suga sua seiva até a morte. Mesmo que uma pessoa tente tirar a parasita das outras plantas hospedeiras não da, pois a cuscuta soltam pequenas substancias na planta hospedeira, assim mesmo que você tente tirá-la ela cresce de novo. Leva cerca de sete dias para a planta hospedeira morrer. A cuscuta pode ficar viva no chão no mínimo quatro dias.

 

9674154_orig

 

Como remover a cuscuta?

Não há nem um tipo de veneno que mate a parasita, pois como já dito a cuscuta solta substancias que entram na planta hospedeira. A única coisa a falar quando uma planta estiver com a parasita cuscuta é cortar a parte que está com a planta parasita.

 

A cuscuta só prejudica?

Não, quando vai chegando aos últimos dias nascem plantas das cuscutas, assim insetos colhem a seiva das plantas das cuscuta.

Tomem muito cuidado com o que você acha bonito na natureza,  pois já ouve casos das pessoas acharem as cuscutas bonitas e levarem pra casa para colocar em suas plantas. Ai já sabe o que aconteceu com a plantinha não é?

 

Bom, é isso! Espero que tenham gostado da matéria, que possa tirar as suas duvidas e curiosidade e fiquem mais atentos. Deixe seu comentário, agradecemos pela visita e até mais.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.