Beleza e Saúde

Dicas Para Amenizar Os Sintomas Da Menopausa

Acabar com os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Seguem algumas maneiras de se atenuar os sintomas da menopausa.

Vantagens da reposição hormonal

Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos. A reposição hormonal é fundamental para a diminuição dos sintomas da menopausa. A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta as seguintes vantagens

Ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo.

Fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação.

Aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor.

Estimula a produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço.

Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.

Melhora o sistema cardiovascular.

Desvantagens da reposição hormonal

Custo elevado do tratamento.

Tratamento prolongado.

Volta da menstruação e TPM em algumas mulheres.

Agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.

A Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e continuado.

Dieta

Existem alguns alimentos que podem melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa:

Proteína de Soja: A proteína de soja parece ser particularmente benéfica às mulheres devido ao seu conteúdo de isoflavonas. As isoflavonas são capazes de reduzir os sintomas da menopausa como ondas de calor, irritabilidade e desconforto.

Vitamina E: O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado. Muitos médicos sugerem que mulheres que estão atravessando a menopausa tomem 800 IU de vitamina E por dia por um período de teste de três meses, para ver se os sintomas se reduzem. Em caso positivo, a dosagem é continuada.

Cálcio: A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa. Além disso, deficiências de cálcio, que levam à osteoporose, são mais comuns em mulheres pós-menopausa. Osteoporose é uma condição séria caracterizada por ossos fracos. Diversos estudos já foram publicados confirmando que a suplementação com cálcio pode retardar ou até impedir o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, cálcio é um dos suplementos mais consumidos por mulheres. O consumo desse suplemento é geralmente de 500 a 1500 mg por dia.

Linhaça: Ela ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Mudança no Estilo de Vida

Exercícios físicos: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.   Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o início da prática de exercícios aeróbicos.

Parar de fumar: Fumar pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostram que muitas das mulheres com ondas de calor são fumantes. Outro estudo mostra que grande parte das mulheres que buscam reposição hormonal são fumantes.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.