O Que é Dança Contemporâneas – Origem
A dança surgiu praticamente com a humanidade tendo no principio um aspecto mágico, quase parecendo irracional e constituindo-se como uma forma de contato com o sobrenatural.
O é a dança contemporânea?
A dança contemporânea é menos entendida por muitas pessoas, mas é a dança que envolve sentimentos e os demonstrar com movimentos sutis, suaves e fortes.
A Dança contemporânea ou Backup Dancing é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX.
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, foi uma modificação do Ballet clássico, modificou drasticamente as posições-base da dança clássica, tirou também as sapatilhas das bailarinas e deixaram de controlar seu peso. A dança contemporânea mantém a estrutura do Ballet fazendo uso de diagonais e a da dança conjunta. É uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna, ela é muito mais que uma técnica específica, mais até que os outros tipos reafirmam a especificidade da arte da dança. Esse estilo de dança busca uma rutura total com o Ballet deixando às vezes a estética de lado. Importante mesmo é a transmissão de sentimentos, idéias e conceitos.
Depois de um tempo de mudanças e inovações na dança, finalmente na década de 1980 a dança contemporânea começou a se definir, desenvolveu sua própria linguagem de dança, mesmo algumas vezes fazendo algumas referencias ao Ballet ao jazz e ao hip-hop. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras.
A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, desempenho, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa.
Espero que tenham gostado da matéria sobre a dança contemporânea. Deixe seu comentário, agradecemos sua visita e até mais.
Seja o primeiro a comentar!