Entretenimento

Como Organizar um Intercâmbio – Dicas

O sonho de muitas pessoas – principalmente de adolescentes – é viajar para o exterior, conhecer novos lugares, pessoas, estudar lá fora. Mas a maioria troca “os pés pelas mãos” e acabam passando por situações de “saia justa”. Às vezes, se a viajem tivesse sido planejado com antecedência, evitaria muitas dessas situações desagradáveis. Tenho uma professora há uns dois anos, e ela sempre comenta dessas viagens que ela fez para o exterior. Conta as vantagens e as desvantagens, e nos mostra o quanto é difícil ser o dono de si mesma.

Imagine a situação: Você vai realizar a viagem dos seus sonhos. Ansiedade toma conta. Separa o dinheiro que julga necessário e suficiente para a temporada de um mês em Londres e leva para fazer a conversão do dinheiro (aquele esquema de trocar o Real pela libra). Faz APENAS UMA MALA, (sim, já explicarei o porquê), reserva passagens, passaporte, decide se vai ficar na casa de família ou se vai ficar em pousada. E escolhe fazer um curso na melhor escola de Londres. Tudo planejado.libra-londres

Chegando lá, você observa que as coisas são absurdamente caras. Como assim? – voltando ao exemplo da professora- Igrejas antigas, museus, temos que pagar pra fazer uma visitação de no mínimo 10 a 15 minutos. 50 libras ( mais ou menos) para cada atração. Disse-nos também que passou muita dificuldade por lá. Ficou um mês por lá sendo que, como as coisas eram muito caras, ela não tinha como ir sempre aos restaurantes degustar dos pratos típicos. Uma vez por semana ela ia ao restaurante. O que ela comia nos outros seis dias? Iogurte.  Teve que fazer uma coisa que ela JAMAIS tinha feito: que era usar cartão de crédito. Voltou ao Brasil, mas não tinha muitas dívidas. Por um lado ela soube administrar os seus gatos e foi persistente até onde deu. Comendo só Iogurte.

Outra coisa, ela não gostou da escola aonde ela se matriculou pra fazer o curso de inglês. Disse que não adiantou nada ela ir com aquela ilusão de “se eu for para outro país, eu aprendo o inglês na prática” sendo que ela só tinha o Inglês básico.

Ela mostrou que por mais que tivesse planejado a sua viagem, ela poderia ter evitado certas frustrações. Começando com a escola que ela iria fazer o curso.

Vou apresentar a vocês, algumas dicas que ela nos deu, durante uma de suas palestras na semana da gestão, aonde eu estudo.

Dicas de Como Organizar um Intercâmbio

  1. Pesquisar Muito sobre o lugar aonde você quer fazer o intercâmbio, Segundo ela, você pode amar a Cultura de certo país, mas não saber falar sobre a língua materna, dificulta muito as coisas;
  2. Ver se você vai se adequar a nova cidade: o  legal disso, é que você tem que procurar uma coisa mais a ver com o seu perfil. Se você gosta de uma cidade mais pacata ou de movimento, Se gosta de calor ou frio, como por exemplo.
  3. Quanto mais cedo planejar, melhor: As empresas de intercâmbio têm as famosas “ temporadas”. Ou seja, se deixar pra viajar em cima da hora, pode pagar mais caro sendo que fora de época você pode pegar uma promoção, e pagar mais barato.
  4. Seus Documentos em Ordem: Existem lugares que necessitam do visto para entrar no país, então, se escolher viajar para o exterior, deixe em ordem: passaporte, carteira de vacina ( é fundamental ) e se for menor de idade, uma autorização dos pais para viajar sozinha.documentos-para-viajar
  5. Pra evitar frustrações, Procure empresas especialistas nessa área:  Só eles podem te orientar e dar as melhores opções e informações para o seu destino.
  6. Conversar com pessoas que já foram pra lá: Só elas podem contar as experiências que tiveram, e só assim, você poderá se prevenir da melhor forma possível.
  7. Criar uma economia antes: Por mais que planejamos as coisas elas nunca saem do nosso jeito, e imprevistos acontecem. Vai que você precisa gastar com alguma emergência? Ter uma economia e não precisar usá-la, é uma coisa. Agora, não ter e precisar, a história muda completamente.
  8. Levar só o necessário: Lembra que eu citei acima o fato de levar apenas uma mala? É mais que correto. Você tem que se lembrar de que vai pra lá para ficar pouco tempo. O espaço é extremamente pequeno – se você for ficar numa casa de família, e vai ser menor ainda se ficar na pousada.

Decidir que vai fazer intercâmbio de ultima hora e ir sem ao menos ter uma noção. Pode ser a pior escolha. Pense com calma e tome as devidas providências.

 Agradecemos a sua visita. Deixe seu comentário e até breve!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.