Perigos do Uso da Pílula Anticoncepcional – Como Tomar Corretamente
Antigamente, mulheres quando iriam se casar começavam a fazer uso dessa pílula anticoncepcional. Hoje em dia, várias garotas que iniciaram sua vida sexual mal sabem como utilizar, colocando assim a sua vida em risco por conta dos perigos que rodeiam esse remédio tomado de maneira errada. O medo de engravidar é tão grande que faz com que a garota faça uso de métodos anticoncepcionais sem o consentimento do médico ou da própria mãe. Na maioria das vezes só a garota se previne, acha que já está segura. Deixando assim o menino sem uma proteção. O risco de engravidar continua sendo o mesmo. A única diferença é que o bebê pode nascer com má formação. Hoje em dia, já se sabe que a pílula anticoncepcional ajuda em outros tipos de tratamento, como aliviar a cólica menstrual, no tratamento de excesso de hormônio masculino, TPM e excesso me fluxo menstrual.
Existem vários efeitos colaterais, como por exemplo, o sangramento repentino, fora do período menstrual. Isso se dá pelo uso nos primeiros dias de uso dela, já que a parede do útero não está preparada para o tal medicamento. As pílulas com doses baixas de estrogênio provocam este efeito. Com o tempo, isso desaparece. Isso pode acontecer também, porque a mulher esqueceu-se de tomar o remédio.
O uso errado, também pode provocar uma amenorreia, que é a ausência da menstruação. Isso pode aparecer sendo intencionalmente ou não. Quando a mulher resolve parar bruscamente com o medicamento, esse fato também pode ocorrer isso é chamado de amenorreia pós-pílula. Dentro de três meses a mulher pode voltar ou não a menstruar. Isso é um sinal de que já deve procurar um ginecologista de sua confiança. O risco de desenvolver uma trombose é grande e de doenças cardiovasculares também.
Apontei alguns riscos que podem aparecer caso você não tenha um acompanhamento médico. Já que o ginecologista sabe o melhor método que você pode usar.
Como tomar corretamente
- É muito importante que você leia a bula. Se não entender, peça ajuda a alguém.
- Você deve esperar sua menstruação vir, logo no primeiro dia você toma a primeira pílula da cartela, dando sequencia pelas setas que vêm desenhadas na cartela; seguindo essa ordem, você pode reparar quando ouve um esquecimento;
- Tomar o remédio mais ou menos na mesma hora é fundamental. Todos os dias;
- Tome a cartela inteira, quando acabar. sempre seguindo as setas. Assim fica mais difícil de se perder. Dê uma pausa por quatro a sete dias e volte a tomar de novo. Durante a pausa, vai ocorrer um sangramento, parecido com o menstrual, sendo assim, deve continuar tomando o remédio mesmo que o sangramento não tenha parado por completo.
Lembrando que, foram algumas dicas. Você sempre deve procurar um especialista, pois só ele sabe qual o melhor remédio. A pílula não previne nem a mulher nem o seu parceiro de doenças sexualmente transmissíveis, e que mesmo assim deve-se usar a camisinha.
Agradecemos sua visita. Deixe seu comentário e até breve!
Seja o primeiro a comentar!