Exame de Endoscopia – Para Que Serve e Como é Realizado
O exame de endoscopia é muito conhecido e muito eficaz para detectar bactérias, feridas e outros problemas que atinge o estômago, se você irá se submeter a este exame, leia o nosso post e fique atento para todas as informações sobre este procedimento. Confira mais a seguir.
Quem nunca ouviu alguém próximo dizer que vai realizar uma endoscopia? Com certeza a grande maioria das pessoas já ouviu falar não é mesmo? Pois além de ser um exame bastante comum é muito eficaz e também funciona como uma prevenção de doenças mais graves. O exame da endoscopia é um procedimento indolor que muitas pessoas fazem para detectar bactérias, feridas e outros problemas que atinge o estômago, quer saber mais então continue lendo.
Muitas pessoas quando escutam a palavra endoscopia já sentem medo por acharem que este exame é dolorido ou até mesmo sufocante, mas não é ele é muito mais simples do que você imagina. A nossa saúde é o bem mais valioso que temos e por este motivo devemos sempre permanecer atento para as mudanças do nosso organismo para que possamos realizar o exame correto e assim tratar o possível problema.
Para Que Serve o Exame de Endoscopia
Muitas pessoas sofrem com dor de estômago, principalmente quando consome refrigerante, doces, massas e frituras não é mesmo, isto pode indicar que algo não está certo com o seu estomago. O exame de endoscopia é indicado quando o médico avalia o paciente e desconfia de que ele esteja com alguma bactéria, ferida ou até mesmo algo mais grave e por isto é solicitado este exame.
Ele consiste em uma micro câmera onde o especialista consegue visualiza o que há de errado naquele local. Os problemas mais frequentes são gastrites, úlceras, câncer, sangramentos e pólipos, todos necessitam de um tratamento diferenciado. Desta maneira o médico avalia e começa os tratamentos para que você se recupere e solucione este problema o mais rápido possível.
Como é Realizado o Exame de Endoscopia
Para realizar este exame é necessário que você siga algumas orientações como permanecer em jejum absoluto de 12 horas, para que a área esteja totalmente vazia e assim a visualização ser melhor, lembrando que no jejum também está incluso a água. O paciente entra na sala, em primeiro lugar é sedado e deitado na posição lateral (Obs.: sem sapatos e acessórios que possam atrapalhar o procedimento). Logo em seguida é aplicado um spray anestésico na garganta.
O gastrofibroscópio (aparelho com a micro câmera) tem sua espessura entre 5 a 12 cm, ele é inserido na boca e neste momento o especialista visualiza este trajeto, lembrando que você não vai sentir nada. Quando o procedimento acabar ele é obrigado esperar cerca de meia hora para ir para casa, pois é necessário esperar o sedativo diminuir o efeito. Não é permitido dirigir após este procedimento, pois pode ser que ainda sinta tonturas. É normal que o paciente sinta um pequeno desconforto ao comer, mas isso é totalmente normal e dura pouco tempo.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário, obrigada pela visita e até breve.
Autoria: Thais Natasha
Seja o primeiro a comentar!