Depressão – O que é, Sintomas, Tratamento, e Recomendações
Todos na vida estão sujeitos a ficar depressivo, pois na vida todos passam por altos e baixos e a variação do humor pode influenciar diretamente para o inicio dessa doença.
Diferente da tristeza que pessoas têm na vida, a depressão pode ser caracterizada como “viver em um buraco negro”, ou ter apenas sentimento de desgraça e de maneira contínua.
A diferencia entre a tristeza normal e a depressão, é que a tristeza é apenas uma desmotivação momentânea, já a depressão é vistam e sentida como se a vida não tivesse mais nada de alegria o tempo inteiro, algo constantemente desagradável.
A doença interfere em atividades de rotina como, trabalhar, ou comer e dormir. Algumas dores crônicas, como dores de cabeça e de estômago pode ser ligeiramente associadas a depressão.
Sintomas
Sentimentos de desamparo . Pensa que nunca mais nada irá ficar melhor e que independentemente dos seus esforços, não há nada que você possa fazer para melhorar sua situação.
Dores sem entender. grande o do número de queixas físicas, dores de cabeça, dores nas costas, musculares e dor de estômago.
Alterações do sono. Ou insónia, especialmente acordar nas primeiras horas da manhã, ou dormir demais .
Problemas de ficar sem concentração. nao consegue se concentrar, tomar decisões, ou lembrar as coisas.
Irritabilidade ou inquietação. Sente-se agitado, e inquieto. O seu nível de tolerância à frustração é baixo, tudo e todos lhe provoca nervos.
Auto-aversão. Fortes sentimentos de inutilidade ou culpa. Você critica se a si mesmo por falhas percebidas e erros.
Perda de interesse nas atividades diárias. Falta de interesse nos passatempos anteriores, lazer, atividades sociais, ou sexo. Você perdeu a sua capacidade de sentir alegria e prazer na vida.
Alterações no apetite ou no peso. Significativa perda de peso ou ganho de peso com uma alteração em mais de 5% do peso corporal num mês.
Perda de energia. Sente-se cansado, e lento. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e até mesmo pequenas tarefas são difíceis de realizar ou a demorar mais tempo para serem concluídas.
Tratamento
A depressão é uma doença crônica e é tratada pela medicina com remédios especifico para cada paciente depressivo. Quem já teve um quadro de depressão tem 50% de possibilidade de ter outro. Para quem já teve dois episódio, o aumento é de 70% e para, quem teve três sobe para 90%.
Levando isso em conta, pode-se notar que o tratamento varia de acordo com cada paciente. Alguns tomam medicamentos por anos, e outros têm que tomar a vida inteira, para prevenir que esse quadro volte a aparecer. Então se você tem alguma suspeita de quadro depressivo em alguém, ou mesmo contigo procure orientação médica. Quanto mais rápido é diagnosticado, mais fácil será o tratamento.
Recomendação
É necessário ter bom-senso, todos têm muitas responsabilidades e destas há 50% de chance para não dar, o que pode sim frustrar as expectativas de qualquer um. Mas é necessária uma avaliação pessoal, será que é melhor eu “chutar o balde” ou “tomar um ar” de responsabilidade, ou seja, é melhor eu abandonar tudo e desistir ou sair para tomar um sorvete em um dia de semana com o namorado, ou com a família para distrair e depois arregaçar as mangas e refazer planos e lutar por ele novamente. É necessário desenvolver essa dificuldade de lutar para resolver e enfrentar problemas. Pense Nisso!
Video
Veja um video de um especilista falando sobre a depressão.
Não permita que esse mal pegue você!
Pessoal o que acharam da matéria sobre depressão, e os sintomas? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!
Seja o primeiro a comentar!