Esporte

As 5 Inesquecíveis Finais do Brasil na Copa do Mundo

Todo brasileiro, até aqueles que não entendem nada de futebol, sabem que nossa seleção é pentacampeã. O que muitos não sabem é que somos os únicos a ter levado o título cinco vezes, seguido pela Itália com quatro títulos. Isso significada que a seleção canarinha venceu mais de 25% de todas as Copas já realizadas. Em 2014, a FIFA realizará a 20ª Copa do Mundo, e o Brasil assim como nas 19 edições anteriores se qualificou para o evento. Está será a segunda vez que o Brasil sediará a Copa, porém se erguermos a taça, esta será a primeira vez que o faremos em solo brasileiro. Vamos relembrar as finais em que a nossa seleção deu um show de bola:

Suécia, 1958

Com nomes famosos como Garrincha, Didi, e o melhor jogador de todos os tempos, Pelé, a seleção venceu adversários difíceis como a Ex-União Soviética, Inglaterra e França, até chegar à final contra a anfitriã Suécia, que perdeu de 5-2 e nos deu nosso primeiro título na Copa do Mundo. Essa foi a primeira vez que uma nação ganhou uma copa do mundo em outro continente.

Chile, 1962

Eleito o melhor jogador da Copa de 62, Garrincha foi o destaque do torneio com 4 gols. Após vencer contra a Espanha, Inglaterra, entre outros, nossa seleção ficou novamente frente a frente com a Checoslováquia, com quem havia empatado 0-0 na primeira rodada. Com gols de Amarildo, substituto de Pelé que estava machucado, Zito e Vavá, a seleção ganhou contra a rival Checoslováquia de 3-1, tornando nossa seleção bicampeã, assim como na época, Itália e Uruguai.

México, 1970

A última Copa de Pelé contou com a presença de nomes como Jairzinho, que marcou sete gols, assim como o astro Rivelino. Este torneio foi marcado por partidas contra rivais já conhecidos como a Checoslováquia, Inglaterra e Uruguai. Cinco partidas, cinco vitórias até chegarmos à final contra a Itália, de quem vencemos de 4-1. Nos tornamos o primeiro país a levantar a taça três vezes e por isso conquistamos o direito de mantê-la.

Estados Unidos, 1994