Esporte

As 5 Inesquecíveis Finais do Brasil na Copa do Mundo

Todo brasileiro, até aqueles que não entendem nada de futebol, sabem que nossa seleção é pentacampeã. O que muitos não sabem é que somos os únicos a ter levado o título cinco vezes, seguido pela Itália com quatro títulos. Isso significada que a seleção canarinha venceu mais de 25% de todas as Copas já realizadas. Em 2014, a FIFA realizará a 20ª Copa do Mundo, e o Brasil assim como nas 19 edições anteriores se qualificou para o evento. Está será a segunda vez que o Brasil sediará a Copa, porém se erguermos a taça, esta será a primeira vez que o faremos em solo brasileiro. Vamos relembrar as finais em que a nossa seleção deu um show de bola:

Suécia, 1958

Com nomes famosos como Garrincha, Didi, e o melhor jogador de todos os tempos, Pelé, a seleção venceu adversários difíceis como a Ex-União Soviética, Inglaterra e França, até chegar à final contra a anfitriã Suécia, que perdeu de 5-2 e nos deu nosso primeiro título na Copa do Mundo. Essa foi a primeira vez que uma nação ganhou uma copa do mundo em outro continente.

Chile, 1962

Eleito o melhor jogador da Copa de 62, Garrincha foi o destaque do torneio com 4 gols. Após vencer contra a Espanha, Inglaterra, entre outros, nossa seleção ficou novamente frente a frente com a Checoslováquia, com quem havia empatado 0-0 na primeira rodada. Com gols de Amarildo, substituto de Pelé que estava machucado, Zito e Vavá, a seleção ganhou contra a rival Checoslováquia de 3-1, tornando nossa seleção bicampeã, assim como na época, Itália e Uruguai.

México, 1970

A última Copa de Pelé contou com a presença de nomes como Jairzinho, que marcou sete gols, assim como o astro Rivelino. Este torneio foi marcado por partidas contra rivais já conhecidos como a Checoslováquia, Inglaterra e Uruguai. Cinco partidas, cinco vitórias até chegarmos à final contra a Itália, de quem vencemos de 4-1. Nos tornamos o primeiro país a levantar a taça três vezes e por isso conquistamos o direito de mantê-la.

Estados Unidos, 1994

Após longos 24 anos sem nem ao menos chegar às finais de uma Copa o Brasil deu o ar de sua graça, com jogadores como Bebeto, Romário (eleito o melhor jogador), Dunga e o goleiro Taffarel. Das seis partidas, nossas seleção ganhou cinco (dentre elas, contra os anfitriões americanos) e empatou uma. A final foi disputado por ninguém menos do que a Itália, assim como em 1970. A partida foi tensa porém nenhuma das duas seleções marcaram um gol. A partida foi para prorrogação e sem nenhum gol, a decisão seria feita pela primeira vez na história da FIFA através dos pênaltis. A Itália foi a primeira a cobrar, perdendo o gol assim como Márcio o fez para o Brasil. A segunda rodada garantiu 1-1 com o gol de Romário. O terceiro foi cobrado por Branco empatando 2-2. Massaro perdeu o quarto pênalti italiano e Dunga balançou a rede, colocando a seleção à frente por 3-2. A pressão foi grande quando a estrela italiana Roberto Baggio cobrou seu pênalti que foi lançado para fora, consagrando nossa seleção tetracampeã. A taça foi erguida pelo capitão Dunga em homenagem ao nosso grande Ayrton Senna, que havia falecido meses antes da final da Copa.

Japão e Coreia do Sul, 2002

Devido a uma qualificação desastrosa, a seleção canarinha dessa vez não estava entre as favoritas. Porém estrelas como Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho se destacaram durante o torneio e o trio marcou presença nas seis partidas vitoriosas que levaram a seleção para a final contra a Alemanha. Redimindo-se do vexame da Copa de 1998, Ronaldo marcou dois gols contra nenhum do adversário, o que o consagrou o jogador com o maior número de gols do torneio e tornou o Brasil a primeira e única seleção pentacampeã.

Após 12 anos teremos a chance de fazer história conquistando o nosso tão esperado hexacampeonato. Vista a camisa. Faça nossa torcida ser vista e ouvida, com bandeiras, cornetas e muito verde e amarelo. Reúna os amigos, os vizinhos e toda a família para uma feijoada durante os jogos. Essa Copa é nossa e você com certeza vai querer guardar boas lembranças deste evento para contar para os seus filhos e netos.

Comente sobre esse artigo =)

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.