Beleza e Saúde

Transtorno Bipolar Tem Cura? – Sintomas, Causas e Tratamento

As mudanças de humor tornaram-se comum entre as pessoas numa escala assustadora. A depressão, por exemplo, calcula-se que mais de 330 milhões de pessoas sofrem dela, ela é uma tristeza de modo devastador e não permite que as pessoas realizem atividades diárias, esse é uma das doenças que afetam diretamente o estado emocional de uma pessoa e sua rotina. Hoje vamos falar de outra que é comprovada clinicamente que é o transtorno Bipolar, com certeza já deve ter ouvido falar sobre isso talvez da maneira correta ou não e talvez ache que alguém que conheça o tenha pelo que ouviu dizer. Porém, já pesquisou sobre isso? O que lhe vem à mente quando ouve essa expressão?Há estimativa de que 2% da população nos Estados Unidos sofra dela o que equivale a milhões de pessoas, a única informação que muitos têm sobre isso é de que quem sofre disso muda de humor constantemente, de certa forma isso é verdade, mas há muitos aspectos envolvidos por trás e muitas não tem noção do sofrimento que os que passam por isso tem de conviver. De acordo com a organização Mundial da Saúde ela é a terceira razão que afasta muitas pessoas do seu trabalho secular, seguida da que foi mencionada acima e da esquizofrenia. Em nosso caso o humor depende da situação e circunstâncias que estamos passando, sendo coisas ruins, ficamos tristes e sendo acontecimentos bons ficamos felizes, mas isso não se aplica a pessoas bipolares, seu humor não está de acordo com o momento vivido ele oscila constantemente e sem nenhum fator conjunto para isso. Será que tem cura?Veja algumas características dela.

bipolar

Sintomas

São divididos em três classes. No caso da mania a pessoa tem irritabilidade impaciência crescente, estado de euforia exuberante, pouca necessidade de sono, aumento da libido, compulsão para falar, mania de grandeza, comportamento agressivo, descontrole ao coordenar ideias, agitação psicomotora, quando ela está nessa fase ela tem atitudes que pode prejudicá-la como aos que estão ao seu redor como gastos descontrolado de dinheiro, pede demissão, atividade sexual aumentada e as vezes alucinações e delírios. Na hipomania os sintomas são semelhantes aos descritos acima, com a diferença de serem um pouco mais leves e não afeta diretamente suas atitudes e seus familiares e pessoas próximas, a crise costuma durar apenas alguns dias. E a que é mais recorrente que é a depressão quando a pessoa tem muito cansaço, dificuldade de concentração, frustração, culpa excessiva, sentimentos de inutilidade, ideias suicidas, esquecimento constante, isolamento social, alterações no sono e no apetite, apatia, tristeza profunda, humor deprimido e muitas outras características.

Causas

Não há uma causa preponderante e definitiva do transtorno, mas já foi constatado que tem a ver com fatores genéticos, alterações no viveis de vários neurotransmissores e em algumas áreas do cérebro. Porém há fatores antecedentes que podem resultar para tal, certo psiquiatra menciona que uma rotina agitada e estresse constante podem colaborar para o surgimento, bem como se a pessoa tem freqüentes episódios de depressão, toma remédio para inibir a fome ( como algumas anfetaminas) e outro episódios em relação algumas crises, tende a desenvolver o transtorno.

Tratamento

Embora não há cura ela pode ser controlada através de alguns remédios prescritos por profissionais e alguns hábitos ou mudanças a serem feitas no dia-a-dia. A pessoa tem de reconhecer que ela está ali, mas precisa ter controle a passo que continua sua rotina diária. Além dos medicamentos que ela tem de tomar, a redução dos níveis de estresse, optar por não consumir mais anfetaminas, substâncias que contem cafeína, uso do álcool e até mesmo de drogas para quem o faz. A psicoterapia é uma das mais recomendadas envolve o atendimento especializado com um psicólogo que irá auxiliar seja por meio de várias ferramentas como técnicas. Há prática de atividades físicas, uma alimentação adequada, um melhor aproveitamento da vida é de grande ajuda também. É importante não julgarmos a ninguém seja qual for a situação que esteja passando, se for possível ofereça ajuda se não indique quem o possa fazer.

cura-transtorno-bipolar

Já conhecia sobre transtorno Bipolar? Deixe seu comentário. Agradecemos a visita é até logo.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.