Tipos E Cuidados Com Peeling Facial
Você ira conhecer os tipos de Peeling facial e os cuidado que devem ser tomado caso você passa por um são cuidados essenciais que com certeza ira te ajudar.
Tipos de Peeling
O peeling pode ser de três tipos:
Químico – Feito através do uso de substâncias químicas
Mecânico – Com receitas caseiras, aparelhos de microdermoabrasão ou lixas de ponta de diamante.
Físico – A laser.
Peeling Químico
Para realizar um peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias através do uso de um creme pré peeling, receitado por seu dermatologista. O preparo da pele permite a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings como hiperpigmentação ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados.
Os peelings químicos utilizam substâncias que provocam o desprendimento das camadas superficiais da pele, permitindo estímulo para a renovação celular e formação de colágeno, gerando assim uma pele macia, brilhante e uniforme. Sua finalidade é rejuvenescer a pele, melhorar sua textura e cor, suavizar as rugas. Quanto maior a profundidade do peeling, maiores são os riscos de ocorrerem complicações. Deve ser realizado com acompanhamento médico.
Peeling Ácido Retinóico
O peeling de ácido retinóico continua sendo uma das grandes armas no combate as estrias. O peeling ácido retinóico promove uma descamação superficial e constante da pele, renovando-a e favorecendo a formação de colágeno, levando a uma significativa melhora na aparência das estrias.
Peeling Ácido Glicólico
O peeling de acido glicólico geralmente é utilizado para tratamento da face, pescoço e mãos. O ácido glicólico é cuidadosamente aplicado sobre a pele, deixando a mais macia e com menos rugas após o tratamento com o peeling. O peeling de ácido glicólico é excelente não só para o tratamento dos efeitos nocivos do sol como aparecimento de rugas precoces e manchas na pele mas também para o tratamento da pele com acne e estrias.
Peeling Fenol
O peeling fenol é capaz de promover um rejuvenescimento facial intenso, em um procedimento de cerca de 30 minutos. Ele elimina rugas e marcas de expressão profundas de uma só vez, devolvendo a aparência jovem ao paciente. Embora proporcione os melhores resultados no rejuvenescimento facial, o peeling de fenol deve é indicado apenas para os casos mais graves de envelhecimento cutâneo.
Peeling Resorcina
O peeling resorcina é indicado para tratamento da acne, discromias e peles rugosas, hiperpigmentação pós-inflamatória. É o mais indicado para peles mais escuras com tendência à hiperpigmentação.
Peeling Ácido Salicílico
O peeling ácido salicílico é utilizado em solução alcoólica a 35% por cerca de 5 minutos, seguida de neutralização com água, e é indicado para clareamento da pele, atenuação de rugas e tratamento de comedões. A descamação se inicia entre o 4º. e 5º. dias, prolongando-se por cerca de 10 dias, com eritema e edema mínimos, podendo ser repetidos entre 2 a 4 semanas.
Cuidados Com Peeling
Colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a área do peeling
Hidratações semanais no consultório, que ajudará a retirar as crostas residuais, diminuir o edema e facilitar a reepitelização.
Uso de hidratantes com filtros solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia.
Evitar expor se a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.
Uso diário de gel ou creme com ácido glicólico em concentrações de 8 a 15% por vezes associados à despigmentantes (como ácido fítico e hidroquinona) nas áreas com manchas, cicatrizes ou rugas residuais.
Tratar cicatrizes ou manchas residuais com um novo peeling localizado (retoque) ou através da prescrição de outros agentes esfoliantes de uso tópico.
Após a normalização da pele devemos instituir um tratamento diário tópico preventivo e de manutenção.
Seja o primeiro a comentar!