Síndrome de Rett – O que é, Sintomas, Informações
Uma das síndromes mais natural conhecida como Rett, aparece geralmente quando a criança possui um ano de idade, mas essa síndrome não acontece por hereditariedade, geralmente esse problema surge com as mutações genéticas. Na maioria das vezes essa mutação genética afeta o sexo feminino, além disso, é possível diferenciar possíveis característica para identificar a doença.
Os sintomas tende a aparecer quando a criança tem os seus 18 meses de vida. Depois desse tempo é normal o controle das mãos e de andar ficarem repetitivos, involuntários e até mesmo estereotipados. As palavras que a criança aprende geralmente são esquecidas, com isso a fala fica prejudicada, assim tirando sua capacidade de se comunicar com qualquer pessoa.
Além disso, é normal uma pessoa que possui a síndrome de Rett ficar com o corpo mole e apresentar uma parada no crescimento. Quando a criança tem a idade entre 2 e 4 anos é comum aparecer distúrbios respiratórios e do sono. Aos 10 anos já é mais normal a criança perder a imobilidade.
Sintomas da síndrome de Rett:
- Desenvolvimento psicomotor normal até o 6 mês de vida;
- Desaceleração do perímetro cefálico após os 6 meses de idade;
- Perda do uso propositado das mãos;
- Movimentos manuais estereotipados (apertar, agitar, torcer, esfregar, lavar as mãos, bater palmas ou leva-las à boca;
- Afastamento do convívio social, perda de palavras aprendidas, dificuldades de compreensão, raciocínio e comunicação;
- Distúrbios respiratórios em vigília;
- Bruxismo;
- Distúrbios do sono;
- Tônus muscular anormal;
- Distúrbios vasomotores periféricos;
- Retardo do crescimento;
- Cifose e/ou escoliose progressiva;
- Pés e mãos pequenas e finas.
Quando você perceber que a criança possui algum desses sintomas é bom você procurar ajuda de um profissional, assim fica mais fácil para você saber lidar com esse problema que vai tirar a capacidade de muitas coisas da vida da criança.
Espero que tenham gostado da matéria e que aproveitem as informações. Deixe seu comentário, agradecemos pela visita e até mais.
Seja o primeiro a comentar!