Educação

Dicas de Filmes Para Trabalhar em Sala de Aula – Sugestões

Filmes sempre foram de prender a atenção de crianças, jovens e adultos. Muitas pessoas não tem o hábito de ler livros pois já se assistiu o tal filme. Mas se esquece que o filme é baseado no livro.  Pego como exemplo o Filme ACÉDE – A Culpa É das Estrelas, do escritor mais citado do momento John Green. Fiquei frustrada em alguns momentos por não sentir a mesma emoção de quando li o livro, simplesmente pelo fato de que eu já sabia da história, e depois, a expectativa no filme com os atores, a trilha sonora e todo um contexto não correspondiam ao que tinha sido divulgada no começo. Mas no fim das contas, amei o filme.

Terror, ação, comédia, infantil, documentário, aventura, suspense, ficção ou cinema mudo. Ainda são um dos maiores gêneros clássicos dos filmes. Podemos aprender várias coisas assistindo a um simples documentário ou saber como levar a vida mais light depois de assistir a uma comédia.movie and cinema icon set

Os professores estão investindo cada vez mais nos filmes para passar a seus alunos. É utilizado como hora extra na faculdade para quem assiste e faz resenha. Serve também como conscientização para quem se está no nível fundamental, ou simplesmente para prender a atenção das criancinhas. Tanto é que agora, a exibição de filmes em sala de aula passou a ser obrigatória no ensino básico nacional, segundo a LDB – Lei de Diretrizes  e Bases da Educação Nacional .

Com base nisso, preparamos Algumas sugestões de filmes que podem ser aplicadas aos alunos  na sala de aula.

Sugestões

  1. Tainá 3 – a história pode ser utilizada para que os alunos aprendam mais sobre a Amazônia e a importância de cuidar de florestas e animais silvestres . Aprendem também um pouco mais sobre a cultura indígena e ajuda na reflexão da diversidade cultural que o nosso país possui.
  2. Janela da Alma – pode ser usado para o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhar o excesso de informação audiovisual e ainda abre questões para o A Caverna de Platão.
  3. Uma História de Amor e fúria – Além de tratar assuntos como a colonização portuguesa apresenta a história do Brasil no ponto de vista das pessoas que se sentiam dominadas pelo sistema daquela época.

amo-e-furia

Algumas coisas devem ser levadas em consideração, como por exemplo : o tempo de aula, com o tempo do filme. Caso não haja tempo hábil, passar somente trechos que de fato vão poder ser trabalhadas em sala, são de grande ajuda. A reprodução do filme deve ser acompanhada na espécie de um debate. Apontando os prós e os contras, melhorias e sugestões.

Os professores podem encontrar mais sugestões em Tela Brasil, Cinead, Porta curtas e Portal do Professor.

Agradecemos a sua visita. Deixe um comentário e até breve!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Edilene disse:

    Gostei da dica. Peguei o nome dos filmes e quando tiver um tempo vou assistí-los antes de utilizá-los em aula.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.