Empregos

Como Criar um Vídeo Currículo – Dicas e Passo a Passo

Sabemos que a primeira etapa para encontrar um bom emprego é a construção de um excelente currículo, há inúmeras ferramentas para que possa criar o mais adequado para seu perfil e atribuições, pode-se dizer que ele é a nossa primeira impressão para o selecionador, por isso temos de colocar informações verdadeiras, mas sempre concisas não para impressionar quem deseja nos contratar, mas para que possa ter certeza de que é um perfil como o nosso de que ele precisa em sua empresa. Mas a cada dia que passa também percebemos que os métodos de entrevista mudam e que também usam várias ferramentas disponíveis para que possam ter todo tipo de informação sobre os candidatos, falando nesses avanços tornou-se comum alguns usarem o vídeo currículo que já é uma muito comum nos Estados Unidos mas está vindo com tudo para o Brasil, algumas empresas exigem que ao se apresentarem mostrem criatividade, mas também perceber aspectos que pelo papel não seria possível fazer como posturas, a maneira de se comunicar, como reagem diante de algumas perguntas e outros aspectos. De acordo com o diretor de uma produtora conhecida Philip Moss muitos não estão preparados para esse tipo de entrevista e é preciso aplicar algumas técnicas para se sair bem, então vejamos algumas dicas de como criar um vídeo e se dar bem nesse novo método que está sendo usado de modo amplo e pelas maiores companhias.

Video-curriculum

Dicas

Sabendo que daqui uns anos será optado por esse modo para conhecer os candidatos, como a seguir algumas dicas desde já para que quando chegar sua vez já saiba como agir. Não leia o currículo e frente a câmera pois soará algo forçado já que o objetivo do vídeo é realçar sua apresentação para que mostre suas qualidades e competências, trazendo algo mais descontraído mas sem sair fora do limite e mantendo a posição de profissional. Articule de maneira correta sem movimentos monótonos para que possa transparecer naturalidade, se atente a qualidade do vídeo, pois uma resolução ruim pode fazer, falta de luz, captação do som e erros de edição resulta em muitos pontos negativos pois demonstra uma certa falta de atenção e desinteresse. Seja objetivo para que não fique confuso ou decida enfeitar demais e acabe se perdendo, use o tom certo, nem tão alto e nem tão baixo, tenha postura, não fique de qualquer, isso pode levar a muitos pontos positivos, não mande o vídeo para empresas que talvez não apostem nessa modalidade para analisar o perfil do candidato, antes de enviar tenha certeza que ela já faz uso dessa nova ferramenta para que não acabe sendo perda de tempo para ambos os lados. Ao fazer uso de outro idioma para que possa mostrar sua fluência, muito cuidado para não tropeçar nas palavras e falar de modo claro, esteja atento para a vestimenta, não é por não estar pessoalmente que irá usar qualquer coisa, formalidade depende do cargo, mas informal demais pode resultar em passar uma imagem contraria da que deseja. Tenha certeza que ao fazer uso das técnicas mencionadas irá alcançar o objetivo que deseja.

Passo a Passo

Assista a seguir um exemplo de um vídeo currículo de um Profissional de informática e especialista em web.

O que você acha dessa nova forma de avaliação que as empresas estão usando? Deixe seu comentário. Agradecemos a visita e até logo!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.