O mel é uma substância doce, manufaturada pelas abelhas a partir do seu néctar e guardada dentro das colméias para ser utilizado como alimento. É um alimento totalmente natural, que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. Além de ter a função de adoçar, ajuda cuidar da saúde e do bom funcionamento do nosso organismo e trata doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite. A composição nutricional depende de muitos fatores como origem do néctar, a espécie de abelha que o produziu, tipo da flor e do solo e condições climáticas. O mel contém em média 20% de água, 80% de açúcar glicose e frutose, e pequenas quantidades de pólen, cera e sais minerais. Possui também aminoácidos, proteínas, enzimas e ácidos orgânicos. O mel não deve ser aquecido acima de 40 graus para não que suas enzimas não sejam destruídas. Quando se desejar descristalizá-lo, deve-se colocá-lo em Banho Maria a 40°C calor suportável quando se põe a mão dentro da água e descristalizá-lo lentamente.
Ajuda a tratar doenças respiratórias
Tem função cicatrizante e protetora na pele
Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células
Reforça o sistema imunológico
Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
Ele facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
Auxilia no tratamento de doenças do coração
Mas atenção: para conseguir esses efeitos o mel tem que ser puro. Para saber a procedência do produto observe se o rótulo traz o selo do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Saúde S.I.F.
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
Devo confessar que ja na adolescência quando eu fazia misturas para passar na pele um dia sem ninguém me falar fiz uma mistura de mel com fuba e leite , depois que deixei por 15 minutos e lavei fiquei abismada de como minha pele ficou! A maciez me deixou besta e quem passava a mao no meu rosto não conseguia acreditar pois estava um veludo. Agora que passei dos 30 anos minha pele ainda continua jovem e muita gente me da 20 anos de idade e eu tenho 32 . o mel que é de gosto azedo daqueles que quando vc poe na boca e desce rasgando pela a garganta a ponto de encher os olhos de agua é o melhor . todos os mel são ótimos mas os mais adocicados de aspectos avermelhados são mais para ser usados na culinária e os de gosto azedo e com aspectos esverdeados indico-os para tratamentos de beleza, feridas , infecções na pele e na fabricação de alguns vinhos. Para a hidratação e reconstrução capilar eu misturo uma colher de sopa de mel em uma colher de sopa de creme hidratante, deixo agir por 15 minutos e apos lavar bem aplico o condicionador para selar as cutículas dos fios.