A microcefalia é uma doença terrível que atinge crianças que ainda estão dentro da barriga da mãe, e infelizmente o Brasil anda enfrentando um surto desta doença transmitida por um vírus conhecido como Zika Vírus, tenha a seguir mais detalhes desta doença e como prevenir que aconteça com você é com seu filho.
O diagnostico da doença microcefalia pode e deve ser feito durante a gestação, ou seja, mamães que estão gravidas neste período de surto da doença, deve o mais rápido possível procurar um médico e fazer um exame de prevenção, e caso seja constato você possa o mais rápido possível iniciar o tratamento, infelizmente está doença não tem cura mais pode-se amenizar os efeitos que ela trás para vida do feto. É de extrema importância que todas as gestantes do Brasil faça o pré-natal acompanhado de um médico na qual dirá o que você deve fazer para prevenir o seu bebê deste terrível mal que está assolando muitas mulheres ao redor de todo o território nacional.
As consequências desta doença são terríveis porque a microcefalia não permite o desenvolvimento do cérebro da criança, e quando nascer o bebê pode ter problemas para andar, falar, ter epilepsia, atraso mental, paralisia e convulsões. Como dito acima não existe cura para está doença ainda mais existe prevenção a qual as mulheres de todo o mundo devem estar atentas para cuidar do seu filho e proteger seu filho deste Zika Vírus.
O que é a Microcefalia?
A microcefalia é uma doença terrível onde a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o tamanho ideal para sua idade, influenciando diretamente no desenvolvimento mental do mesmo. Você localiza a microcefalia quando a cabeça de uma criança de três meses é menor do que 42 centímetros. Este problema acontece porque os ossos do crânio que ao nascimento estão separados, ficam juntos precocemente impedindo que o cérebro cresça normalmente.
Infelizmente a microcefalia é uma doença na qual não possui cura alguma, e a criança que á desenvolve vai precisar de atenção e cuidados especiais por toda a vida, não podendo fazer coisas básicas do nosso cotidiano como comer, se movimentar e fazer suas próprias necessidades fisiológicas, para realizar todas essas atividades será necessário a ajuda de uma pessoa capacitada, por isto é importante a prevenção .
Causas da Microcefalia
A microcefalia pode ser adquirida da seguinte forma : uso de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez; Síndrome de Rett; Envenenamento por mercúrio ou cobre; Meningite; HIV materno; Exposição à radiação durante a gestação; Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez entre muitos outros por isto é importante a prevenção e o cuidado extremo.
Tratamento da Microcefalia
Não tem cura, porém os médicos podem reduzir de forma significativa as consequências no desenvolvimento da criança, pode ser feito uma cirurgia de acordo com o estado da criança para separar os ossos do crânio, porém só pode ser feito nos dois primeiros meses de vida, são muitas as alternativas que os médicos fazem para tentar reverter as consequências desta doença.
Gostou da matéria? Espero que sim, deixe seu comentário, obrigado pela sua visita.
Autoria: Raquel Dimas.
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários