Um surto de febre amarela assolou o Brasil neste ano de 2025, está doença infelizmente ainda não tem cura, mais os pesquisadores brasileiros e internacionais estão em busca de informações para desenvolver uma solução para este problema. Confira aqui em nosso blog todos os detalhes sobre este surto como sintomas, tratamento e prevenção.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave muito grave porque ainda não tem cura, está doença é causado por um terrível vírus e pode ser transmitida por vetores, normalmente ela é transmita por um mosquito muito comum na África e na América do Sul, por este e por muitos outros motivos que é indicado que você faça vacinação antes de viajar para este lugar, alguns animais como macaco podem receber e transmitir a doença, o que tem causado pavor em muitas pessoas em diversos estados brasileiros.
Recentemente foi divulgado 180 casos de febre amarela onde 65 pessoas morreram, desde que o surto aconteceu o ministério da saúde já recebeu mais de 1.006 notificações, os estados brasileiros mais afetados pelo surto é Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Bahia e o Tocantins. O governo brasileiro está realmente preocupado com a saúde público brasileira.
Sintomas da Febre Amarela
Normalmente quem está sofrendo com a febre amarela sente os mesmos sintomas como calafrios, febre, dor de cabeça, ânsia de vomito, perda de apetite, mal estar, em casos avançados da doença o mesmo pode apresentar confusão mental, dor de cabeça excessiva, hemorragia ou icterícia, algumas pessoas também sentem dores no abdômen, costas ou músculos. Se você apresenta qualquer destes sintomas não perca mais tempo, corra para o hospital mais perto de você e faça exames.
Tratamento da Febre Amarela
Como dito acima infelizmente ainda não existe um medicamente capaz de combater o vírus da febre amarela, porém existe um tratamento capaz de amenizar os sintomas e as dores que está doença trás ao corpo humano. O paciente deve ficar constantemente em repouso, fazendo uma reposição de líquidos e das perdas sanguíneas quando necessário, em casos onde a doença está em estágio avançado o paciente deve ser tratado numa Unidade de Terapia Intensiva.
Prevenção da Febre Amarela
A febre amarela é espalhada através do mosquito Aedes aegypti, a melhor maneira de prevenir-se contra está doença é evitando sua disseminação ao máximo possível, este mosquito cria-se dentro da na água e proliferam-se dentro dos domicílios, água limpa e parada é o local ideal para que o mosquito colocar seus ovos. Por isto esteja atento a caixas d’águas e qualquer poço ou pote de água parada para evitar a proliferação dos mesmos, outra maneira de prevenir a febre amarela é fazendo a vacinação contra ela nos postos de saúde mais próximo da sua casa.
Confira logo abaixo a tabela de indicação da febre amarela!
Gostou da matéria? Espero que sim, deixe seu comentário, obrigado pela sua visita.
Autoria: Raquel Dimas.
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários