A síndrome de Down é uma anomalia genética durante a divisão de embriões. No caso, a pessoas que é portadora da síndrome de down não possui dois cromossomos 21, eles têm três. Ainda não foi descoberta o porquê dessa alteração celular. Mas o que acontece é que muitas pessoas acabam diminuindo a capacidade de atividade cotidiana por causa da síndrome de down.
Os portadores possuem sim algumas características físicas diferente de algumas pessoas que não tem a síndrome de down como orelhas pequenas, olhos oblíquos, língua grossa, nariz achatado e uma única dobra na palma da mão. Com isso acabam colocando coisas aonde não tem como incapacidade de fazer qualquer tarefa que algumas pessoas normais faria.
Com isso cada dia que passa eles está procurando espaço e tentando conquistá-los, ter uma vida social e ser tratado sem diferenças. Já existem instituições com a disponibilidade de passar isso para as pessoas e explicar sobre a síndrome de down e acabar com o preconceito que ainda eles enfrentam. Abaixo confira alguns mitos e verdades sobre a doença.
Bebês de mulheres mais velhas possuem mais chances de ter Síndrome de Down:
• Mito. Conforme a mulher envelhece faz com que aumente as chances de ela dar à luz a um bebê com trissomia do cromossomo 21, mas os dados mostram que 80% de bebês nascem com Síndrome de Down são filhos de mulheres mais jovens.
Pessoas com Down podem trabalhar:
• Verdade. Apesar do desenvolvimento intelectual lento o portador da síndrome pode trabalhar, além disso, essa experiência pode ser muito importante para ele, pois ajuda a construir uma identidade adulta.
Criança com Down só pode estudar em escola especial:
• Mito. A família pode matricular o portadot da síndrome em uma escola normal para que ele sinta que faz parte da sociedade.
Casais com a síndrome não podem ter filhos:
• Mito. Um homem e uma mulher com Down se relacionam possuem plenas condições de gerar um filho, mas o bebê possui 80% de chances de também desenvolver a alteração genética.
Exercícios físicos estão proibidos para portadores da Síndrome de Down:
• Mito. Pode praticar sim exercícios físicos, mais é importante que passe por uma avaliação médica antes para não colocar a saúde em risco.
Espero que tenham gostado da matéria. Deixe seu comentário, agradecemos pela visita e até mais.
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários