1.As uvas são colhidas manualmente na maioria das vinícolas.Os trabalhadores cortam os cachos selecionados com tesouras especiais e guardam em caixas de plástico.Na Serra Gaúcha,o período de colheita começa em janeiro e pode durar até o ínicio de abril.
2.Dentro da cantina-galpão onde o vinho é produzido as uvas passam pela desengaçadeira,máquina que esmaga as frutas e separa os cabos do mosto,nome dado ao conjunto da casca,polpa e semente.A levedura presente na casca e o açúcar da polpa dão processo de fermentação.
3.Em uma tanque de aço,a mistura repousa por alguns dias.Tempo suficiente para as antocianinas substância responsáveis pela cor da casca deem cor ao liquído que fermenta.Essa etapa é chamada de maceração e ocorre somente com os vinhos tinto e rosé.No caso do vinho branco,as cascas são descartadas.
4.Depois de obter cor,o liquído é separado da parte sólida além da fermentação natural em que o açúcar é transformado em álcool,outras leveduras são adicionadas para incrementar e controlar a formação do vinho.Nos tanques,a temperatura gira em torno de 30° C.
5.Terminado o processo de fermentação,o vinho passa por diversos filtros para eliminar resíduos e ficar com a aparência transparente.
6.Antes de ir para a garrafa alguns vinhos passam pela fase de amadurecimento.Ficam de 3 a 14 meses armazenados em barricas de carvalho para adquirir um sabor mais suave e agradável.
7.Depois disso,a bebida é engarrafada e rotulada,processos que são geralmente mecanizados.A rolha,obtida da casca de um tipo de árvore é feita sob medida.
Observação:Lembrando que pra saborear o vinho com mais intensidade,observe a cor e sinta o aroma antes de tomá-lo.
Você Vai Gostar de Lêr:
Buscas Pelo Artigo:
- como é feito o vinho
Comente Via FaceBook
Comentários