A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Algum acontecimento marcante como a perda de alguém, alguma doença grave, estresse ou decepção podem contribuir para desencadear uma depressão, mas não é a causa direta.
Sintomas da Depressão
Os sintomas da depressão são muito variados: desde sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores. Pode ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:
Tristeza profunda e constante
Falta de interesse ou prazer
Dificuldade de concentração
Alterações no apetite e no sono
Ansiedade ou sensação de vazio
Sentimentos de culpa, inutilidade e desamparo
Diminuição da energia e fadiga
Pensamentos relacionados à morte e suicídio
Afastamento de amigos ou pessoas
Identificação da Depressão
Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado ou movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros.
Como Evitar a Depressão
Tenha uma vida equilibrada, com pensamentos positivos e buscando sempre o bem-estar.
Procure relaxar, respirar profundamente e faça as atividades com moderação.
Cuide da saúde, faça exercícios físicos e tenha uma boa alimentação.
Mantenha contato com a natureza, vão à praia, bosques, piscinas, faça caminhadas em parques.
Prepare banhos relaxantes e procure ter um sono reparador.
Evite o estresse.
Fique consciente dos seus atos e busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a conseqüente desorganização orgânica.
Tratamento para Depressão
A situação corrente convencional para resolver a depressão, seja ela qual for, costuma ser:
Antidepressivos
Psicoterapia
O tratamento antidepressivo deve ser realizado considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. O médico pesa os prós e os contras da medicação, decidindo qual o tratamento mais adequado, já que o tratamento nunca é isenta de riscos. A psicoterapia é um bom tratamento, mas trabalha apenas com o lado emocional e não trata de carências biológicas.
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
Tenho uma filha com 18 anos, cursa o 1º ano de Enfermagem, não sei é impressão minha eu acho que ela tem começo de depressão, eu moro em um interior do Pará e ela foi para a capital Belém, ultimamente estou achando ela mito triste sem ânimo p/ nada ele chora muito. Qeria descobrir se ela está com começo de depressão por fovor me ajudem.