Esta região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre. Qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque não há fluxo suficiente nem de anticorpos, nem dos antibióticos que possam ser prescritos para o local “prejudicado”, os antibióticos nem sempre funcionam nestes casos. A foto abaixo mostra a evolução de uma infecção de cartilagem provocada por piercing. Neste caso os antibióticos funcionaram.
A infecção local é a complicação mais comum do piercing. Em alguns casos pode evoluir com a formação de um abscesso como na imagem abaixo.
Outra complicação é a formação de queilóides, que são as cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes. O quelóide pode ser deformante, como na foto abaixo. Esse quelóide pode ocorrer em qualquer local do corpo onde haja uma reação ao piercing ou qualquer outra coisa que forme uma cicatriz até mesmo uma simples espinha, por isso não mexa em espinhas pois um simples incômodo pode se tornar uma grande cicatriz.
A língua é outro local que costuma infectar. Na cartilagem a situação é o oposto. A língua é um órgão extremamente vascularizado e localizado em uma região com elevada carga de bactérias, como é a cavidade oral. Por esse motivo, qualquer infecção na língua pode facilmente atingir a circulação sanguínea e acometer outros órgãos distantes e agravar se.
Na foto abaixo temos uma adolescente de exemplo que apresentou um quadro grave de infecção da língua e evoluiu com abscesso cerebral apenas 4 semanas após a colocação do piercing teve essa reação gravíssima.
Os órgãos distante que pode ser acometido são as válvulas cardíacas, causando uma grave infecção chamada de endocardite infecciosa.
Outras complicações que podem acontecer:
– Alergia ao metal
* Caso você tenha alergia é recomendável usar piercing e outros tipos de brincos (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias)
– Intensa dor local
– Sangramento incontrolável da língua
– Aspiração do piercing pelos pulmões
– Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV
– Infecções gengivais
Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc… Quanto menos cuidado com a assepsia houver no momento da inserção do piercing, maiores os risco de complicação. Nos EUA existem relatos de epidemias de infecções bacterianas relacionadas a alguns locais de tatuagem que realizam este procedimento. A infecção da pele ao redor do piercing pode levar a quadros de sepse e, conseqüentemente, à morte. As complicações podem além de colocar a vida em risco, ser deformantes em alguns casos. Caso tenha muita vontade por piercing vá a locais de confiança e de recomendações não faça isso em casa é muito perigoso não arrisque sua vida por tão pouca coisa.
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (3)
bom eu quero por piercing na lingua só que eu não sei quanto tempo ele fica cicatrizar
queria saber se alguem tem mais ou menos uma base de quanto tempo ele leva pra fikar tranquila a cicatriz
eu quero furar mas tenho medoo
eu sou louca pra furar mas agoara tomei um pouco de medo....vou passar escutar mas minha mãe!!! nao temar com ela furando....
obrigada Senhor por mim não ter isso....