Infelizmente as mulheres não ligam muito para a saúde de seus cabelos, ligam apenas para a aparência, esquecendo que a aparência e a saúde andam juntas. Cabelos saudáveis são iguais a cabelos bonitos. Mas com tanto produto químico, para tornar mechas cacheadas em lisas e o uso excessivo de tanto aquecedores para mudar a forma do cabelo, destrói com a queratina deixando os fio, armados, repleto de frizz , e muito desidratado e danificado.
E para resolver isso o que as elas fazem? Mais produtos químicos, então é um ciclo vicioso. E quem está no meio desse ciclo vicioso? O couro cabeludo, que é uma região completamente cheia de vasos sanguíneos e atua como uma camada de proteção externa do encéfalo. Por isso que é repleta de cabelos e pelos, que servem para minimizar os problemas que podem ser causado pela radiação solar, e auxilia na proteção contra a mudança de temperatura e no trauma mecânico.
Assim como outras partes do corpo há doenças exclusivas do couro cabeludo, podem ser causadas por condições ambientais ou mesmo genéticas. A má alimentação, e o estresse são grandes vilões do couro. Conheça agora alguns problemas que podem afetar o couro cabeludo.
Doenças
Dermatite seborreica
Conhecida popularmente como seborreia ou caspa, é um problema muito comum e se manifesta em regiões com grande secreção de glândulas sebáceas ou apenas com a presença de alguns fungos. Suas características são as lesões avermelhadas, com um intenso prurido. Pode acontecer devido a mudança brusca de temperatura, estresse ou alterações hormonais.
Eflúvio Telógeno
Essa doença é resultado de alterações no crescimento nas fases anteriores, sua consequência é a rarefação dos fios. A queda dos fios imaturos, é a característica principal da doença. Suas causas são varias entre elas a depressão pós – parto, estresse, uso de medicamentos, entre outras coisas. Algumas doenças podem estar associadas a ela, como distúrbios da tireoide, lúpus e diabetes.
Psoríase
Costuma afetar diversas regiões do corpo, e também afeta o couro cabeludo. Comum em mulheres com histórico familiar e sua manifestação está associada ao excesso de estresse, imunidade baixa, sensibilidade dérmica.
Dicas
Algumas dicas para driblar essas doenças:
- Tenha uma alimentação rica em vitaminas;
- Não use em excesso produtos químicos nos cabelos;
- Não lave o cabelo antes de dormir deitando com ele molhado;
- Controle o nível de estresse;
- Evite manter o cabelo preso;
- Fique atenta aos produtos que informam que o produto não deve ser usado no couro apenas nos fios;
- Caso o problema seja associado a outra doença faça o tratamento da outra doença, que os resultados vão aparecer nos fio.
Pessoal o que acharam da matéria sobre o couro cabeludo? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!
Você Vai Gostar de Lêr:
Comente Via FaceBook
Comentários