X

Novas Regras Para Cirurgia Bariátrica No SUS

 

 

Novas regras para cirurgia bariátrica no Brasil pelo SUS foram incrementadas começaram a valer este ano, que incluem a redução da idade mínima dos pacientes de 18 anos para 16 anos. A medida garante a realização pela rede publica de exames de consultas no pré e no pós-operatório. Também serão cobertas cirurgias plásticas reconstrutivas para corrigir a flacidez da pele e das mamas decorrente do emagrecimento rápido e de grandes proporções.

Os hospitais devem contar com uma equipe médica que contêm cardiologista, anestesiologista, enfermeiros, clinico geral, pneumologista, endocrinologista, cirurgião vascular (angiologista) cirurgião plástico, nutricionista, psiquiatra/psicólogo, assistente social e fisioterapeuta.

 Dados do país – Em 2025 o governo do Brasil gastou R$ 488 milhões com tratamento de 26 doenças associadas à obesidade, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. O estudo feito pelo Ministério da Saúde em 2025 mostrou que a proporção de habitantes acima do peso aumentou de 42,7% em 2025 para 48,5% em 2025. No mesmo período a quantidade de obesos subiu de 11,4% para 15,8% da população. As cinco capitais brasileiras com maiores números de obesos, segundo o ministério, são: Campo grande (18,1%), Fortaleza (18,4%), Natal (18,5%), Porto Alegre (19,6%) e Macapá (21,4%).

 

Doenças Ligadas à obesidade

 

Diabetes tipo 2

Câncer de ovário

Hipertensão arterial

Leucemia

Dor nas costas

Câncer de tireoide

Artrose

Câncer de pâncreas

Asma

Câncer da vesícula biliar

Embolia pulmonar

Câncer de esôfago

Doenças isquêmicas do coração

Câncer do endométrio (tecido que reveste o útero)

Insuficiência cardíaca

Câncer renal

Acidente vascular cerebral (AVC)

Câncer de estômago

Pancreatite

Câncer de colón

Inflamação e pedra na vesícula

Câncer de reto

Câncer de pele (melanoma)

Linfoma não Hodgkin

Câncer de mama

Mieloma múltiplo (câncer das células
plasmáticas da medula óssea)

 

Cirurgia Bariátrica

 

 

 

Veja alguns pacientes que fizeram a Cirurgia Bariátrica.

 

 

O tratamento para a obesidade com a cirurgia bariátrica deve ser acompanhado com uma adaptação do paciente em nova forma de vida. Após a cirurgia é considerado pelos pacientes como o momento mais difícil, devido à falta de adaptação. Após a cirurgia é preciso fazer todos os acompanhamentos com especialistas para ajudar na recuperação mais rápida do procedimento.

 

Gostaram da matéria sobre as novas regras de cirurgia bariatrica? Deixe seu comentário… Até mais!

Comente Via FaceBook

Comentários

Karina:
On