X

Boldo Do Chile

O boldo é uma folha acinzentada que deriva de uma planta de pequeno porte, importada do Chile, onde melhor se desenvolve. Seu sabor é amargo e fortemente aromático. É principalmente empregado nas disfunções hepáticas.
Na medicina popular, o Boldo-do-Chile é indicado para inúmeras situações. Principalmente, age positivamente em problemas na vesícula biliar e fígado, atuando como um desintoxicaste. Pode auxiliar nos problemas de pedras na vesícula biliar. Outros usos medicinais incluem: antiparasitário, antiinflamatório, estimula a digestão, para casos de distúrbios do sono, problemas de flatulência, vermífugo, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, entre outros.

Nomes Populares:

*Boldo,

*Boldo do Chile,

*Boldo verdadeiro

Propriedades:

É anestésica, anódina, anti-helmíntica, anti-séptica, antibacteriana, antifúngica, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, digestiva, diurética, estimulante, sedativa, tônica, vermífuga, Clareia o cabelo, demulcente, indicada para problemas no fígado, na vesícula, do cálculo biliar, cólicas, diarréias, má digestão, gota, prisão de ventre e uréia.

Precauções:

*Não utilizar na gravidez, tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas,

*Em excesso pode provocar vômitos, diarréias e problemas no sistema nervoso,

Segue abaixo receitas para boldo:

1-Tônico para o fígado com boldo e carqueja
Coloque para ferver 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 colher (sobremesa) de boldo e 1 colher (sobremesa) de carqueja. Desligue o fogo e abafe durante 10 minutos e coe. Não tomar mais de 3 xícaras por dia.
2-Infuso hepático
Ferva 1 xícara (chá) de água filtrada e desligue o fogo. Coloque imediatamente 1 colher (sobremesa) de boldo, 1 colher (sobremesa) de losna e 1 colher (sobremesa) de menta. Abafe por 10 minutos e coe. Ideal é consumir 1 xícara antes das principais refeições, para tratar males do fígado e vesícula.

Comente Via FaceBook

Comentários

Colaborador:

Ver comentários (1)

On