Quais os Efeitos da Fumaça do Cigarro – Doenças e Reações para o Corpo
Você não fuma, mas sempre acaba respirando aquela fumaça indesejada do cigarro. Saiba quais são os seus efeitos, e possíveis doenças e reações para o seu corpo.
Doenças e Reações para o Corpo
Quantos não fumantes você conhece que possuem as seguintes doenças:
- Cânce
- Bronquite
- Trombose Vascular
- Úlcera
- Enfisema Pulmonar
- Infarto
Isto sem contar o mau hálito, problemas no período da gravidez, no caso para as gestantes que convivem com um fumante, e também o envelhecimento precoce da pele.
Infelizmente no nosso dia-a-dia, encontramos muitos amigos, familiares e colegas de trabalho fumando. É na hora do café, no almoço, no intervalo para um bate-papo, barzinhos, baladas e etc. Momentos que muitas das vezes não temos como evitar.
No entanto, se você entende que estes pequenos momentos de convivência com um fumante não é um problema, ou seja, tudo inofensivo fique atento, pois em apenas dez tragadas ou cinco minutos (tempo do café) são suficientes para que cerca de quatro mil substâncias químicas invadam o seu organismo. Todo este material é tóxico, causando problemas para o seu corpo. Sendo assim, trouxemos na linha do tempo os efeitos da fumaça do cigarro.
Quais os Efeitos da Fumaça do Cigarro
Isto acontece em seu corpo:
Em 10 segundos
A fumaça entra pela sua boca agredindo a sua mucosa, podendo causar uma gengivite e também deixando uma película marrom nos dentes. Os tóxicos formaldeído e amônia deixam uma inflamação na mucosa respiratória.
Outro problema é na traqueia, onde os cílios que ajudam a limpar o muco e partículas invasoras são paralisados temporariamente. Além disso, a nicotina vai para a corrente sanguínea agredindo os capilares dos pulmões.
Libera também a adrenalina, pois o seu corpo acaba tendo uma descarga de energia por conta da nicotina ao chegar à glândula adrenal. Acabam cotraindo os vasos sanguíneos, resultando no aumento dos batimentos cardíacos e na pressão sanguínea. Isto resulta num derrame!
Limita a capacidade de disponibilizar oxigênio para todos os órgãos vitais do seu corpo.
Mas mesmo com todos estes problemas acontecendo em seu corpo em tão pouco tempo, a nicotina trai você, pois atinge o seu cérebro e células nervosas, onde liberam a dopamina, causando aquela sensação de satisfação e bem estar.
Depois de 5 minutos
Vai aumentando o risco da necessidade de dependência da nicotina, isto após os níveis de dopamina seja restabelecidos. Ou seja, o seu corpo pede mais da droga.
Depois de 8 horas que você parou de absorver aquela fumaça toda do cigarro de seu colega de trabalho, seu organismo ainda tenta se livrar de todas as substâncias tóxicas.
Para Sempre
O que você irá sempre carregar em seu corpo: alcatrão preto nos pulmões. Trata-se de uma substância que causa câncer e fica acumulada em seu organismo.
Sendo assim, tome cuidado com a fumaça do cigarro. Não se engane o fato de não fumar não quer dizer que esta livre dos malefícios desta droga que acaba com milhares de pessoas em todo o mundo. Pense na sua saúde. E caso você seja fumante, saiba que a fumaça do seu cigarro pode matar seus amigos, colegas, familiares e filhos. E não se esquecendo de você mesmo!
Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!