Significado da Tatuagem Maori – Informações, Modelos
A tatuagem Maori que muitas pessoas usam, é de origem indígena, uma tribo chamada Maori, essas tatuagens era chamada de Tã Moko, desde os primeiros desenhos, os Moko parecia com brotos de samambaia e folhagens que nasciam em espirais. Cada desenho possui seu significado, cada traço e muitas vezes significados particulares. As tatuagens Moko também eram utilizadas como sinal de força, poder e beleza na tribo. As pessoas que tinham mais de uma tatuagem era a pessoa que era mais vivida e tinha mais experiências, com isso também a pessoa tinha mais respeito dos outros. Lugares tradicionalmente tatuados pelos homens da tribo Maori eram nos rostos, nas coxas, nas nádegas, nas costas e a barriga, e para mulheres na boca e no queixo, nas coxas, nádegas, costas, e também o pescoço e nuca.
Os tatuadores especializados em tatuagens Maoris são chamados de Tohunga Tã Moko e dentro da tribo são considerados sagrados. O Maori foi modificado no século XIX (19) para diminuir os riscos dos Maori e começou a usar os matérias que usamos atualmente.
Atualmente as tatuagens ainda demonstram autoridade e respeito para quem procura saber os seus significados.
MULHER: tatuagem no queixo significa que ela é casa e tem um respeito dentro da tribo.
HOMEM: o homem que tem mais tatuagem, principalmente no rosto possui mais respeito pela tribo.
No mesmo século, no ano 1860, o estilo Moko foi liberado para o uso dos outros nativos neozelandês, os Kiwis, também chamados de Pākehā (povo não Maori). Mas por causa da popularização muitas pessoas começaram a fazer tatuagens Moko em tatuadores que não eram Tohunga, com isso as tatuagens estava sendo feitas com significados completamente inversos aos seus desejos e conquistas, pois cada traço feito possui um significado particular. Por isso, grande das pessoas acabavam fazendo suas tatuagens com a linguagem da tribo dos Maori, mas de uma forma extremamente controversa, sujando assim a linguagem Tā Moko.
Veja alguns modelos atuais de tatuagens Maori:
Espero que tenham gostado da matéria. Deixe seu cometário, agradecemos pela visita e até mais.
Seja o primeiro a comentar!